Tratamento de água

Em geral, as indústrias utilizam enorme quantidades de água em seus processos, e normalmente a fonte disponível não possui as características para aplicação direta nos processos industriais. São empregados diversos tratamentos para condicionar a água disponível à aplicação desejada. Por exemplo, a água como matéria prima para as indústrias alimentícias necessitam estar livre de microrganismos e de substâncias que conferem gostos ou odores. Assim, a utilização de ultrafiltração reduz a cadeia de processos de condicionamento da água, entregando características de qualidade superiores aos processos convencionais.

Os processos de nanofiltração (NF) e osmose inversa (OI) possuem larga aplicação em diversos parques industriais para retirada de sais e componentes solúveis. Entretanto, esses processos necessitam de pré-tratamento para garantir eficiência e aumentar a vida útil das membranas de NF e OI.

Os processos convencionais utilizados como pré-tratamento muitas vezes não cumprem de forma adequada a função de proteger as membranas de NF e OI, exigindo a troca das mesmas, causando grandes prejuízos a industria.

A utilização de ultrafiltração como pré-tratamento da nanofiltração e osmose inversa é a melhor solução para garantir o desempenho e proteger os processos de nanofiltração e osmose inversa.

Produtos e Serviços

Pré-tratamento para nanofiltração e osmose inversa

Vantagens da Mf/Uf como Pré-tratamento da Nanofiltração/Osmose Inversa:

  • Protege e preserva as membranas de nanofiltração e osmose inversa

  • Aumenta a duração da vida útil das membranas de nanofiltração e osmose inversa

  • Mantém o fluxo mais elevado das membranas de nanofiltração e osmose inversa

  • Reduz o número de limpezas químicas nas membranas de nanofiltração e osmose inversa

Processos
Processos
Tratamento de efluente e reuso de água na indústria

A água é um recurso natural de valor econômico e estratégico cuja escassez é um problema que já atinge os principais centros urbanos e parques industriais, conferindo aos processos de tratamento de efluentes e reuso de água, uma importância fundamental.

Os processos de separação com membranas podem ser utilizados em diversas configurações, sozinhos ou acoplados com os processos convencionais de tratamento de efluentes. A formatação e a configuração do processo de tratamento dependerão das características do efluente bruto e do tipo de destinação que se pretende.

A utilização da ultrafiltração como etapa de polimento de correntes oriundas de processos convencionais, tem a vantagem de produzir água de reúso utilizando efluentes que seriam descartados.

Principais Aplicações de Reúso:

  • Água de resfriamento em indústria

  • Lavagem de equipamentos e de pátios

  • Água para caldeiras

  • Lavagem de gases de chaminés

  • Indústrias de papel e celulose e têxteis

  • Aplicação na agricultura*

Reúso de água em condomínios comerciais e residenciais

A necessidade do reúso de água já saiu do âmbito industrial para alcançar os ambientes comerciais e residenciais. A concepção de construções sustentáveis englobam a utilização de novas tecnologias que evitam o desperdício de água e energia. A reutilização de água cinza para aplicações não potáveis é uma das recomendações pertinentes feitas pelos selos que normatizam as construções sustentáveis.

Hotéis, shoppings, condomínios comerciais e residenciais são construídos ou adaptados com instalações para utilização de água cinza em aplicações não potáveis. O processo de ultrafiltração é a solução mais compacta e eficiente para purificar e esterilizar a água cinza garantindo a segurança bacteriológica para aplicação não potável.

© 2018 Vitaltec Engnharia

  • LinkedIn Clean
291px-LinkedIn_Logo.svg (2).png